top of page
SOBRE A PSICANÁLISE
COMO FUNCIONA O TRATAMENTO
Em um trabalho analítico, olhamos para trás, para importantes experiências vividas em diferentes momentos da vida, e buscamos perceber as marcas que essas vivências imprimem ainda no tempo presente: olhamos cuidadosamente para as interferências no tempo atual de um passado que insiste em se atualizar sob diferentes facetas.
Neste sentido, reconhecemos a necessidade de compreender o que se passou e encontramos possibilidades de elaboração e de abertura para novos experiências, para uma vida mais autônoma.
A psicanálise propõe um tratamento que se desenvolve a partir das particularidades e singularidades de cada pessoa: nenhuma análise é igual a outra.

A escuta psicanalítica está ancorada no desejo de saber a respeito de si mesmo.
Trata-se de uma jornada única que pode te levar a trilhar diferentes caminhos.
Se você tem questões que incomodam e deseja saber mais sobre isso, a psicanálise pode ser um método eficiente de autoconhecimento, de concepção de sentido para suas vivências e de transformação psíquica profunda e duradoura.
O tratamento psicanalítico consiste em um método psicoterapêutico criado por Sigmund Freud e que tem como base o inconsciente.
Por meio do vínculo estabelecido entre paciente e analista, é possível perceber e compreender o que se passa no mundo emocional do paciente, que se revela no modo como este lida com as próprias emoções, como estabelece laços afetivos, com o intuito de identificar e tratar das causas de determinado sofrimento.

É na relação com o analista que se (re)produzem de maneira virtual os conflitos, as sensações e as histórias vividas em outro tempo, que se repetem involuntariamente.
A partir dessa relação, o analista dispõe de recursos para que se possa vivenciar efetivamente os sofrimentos que não puderam ser nomeados e devidamente compreendidos até então: com isso, é possível trilhar novos caminhos e viver de maneira melhor, sem se deixar levar tanto por situações que insistem em provocar angústia e mal-estar.
Vamos juntos mergulhar na sua história?
bottom of page